Ribons, ribbons, e mais ribbons… E como seleccionar…

UINOU ribbons

Ribbons, ribbons, e mais ribbons…

Porquê tanta variedade? E como seleccionar…

Então, conforme falamos no nosso artigo sobre térmico directo e térmico transferência, uma das formas de impressão térmica é por meio de utilização de ribbons.

                                                                                                                           Mas o que são afinal ribbons?

Ribbons ou “Fitas de transferência” mais não são que uma fita de “plástico” e que no processo de fabricação lhe foi aplicado um material para fazer a impressão térmica por transferência, nos diversos materiais que temos disponíveis, como sejam: etiquetas de papel, etiquetas de polietileno, etiquetas de polipropileno, etiquetas de poliéster, etiquetas de cetim, etiquetas de poliamida, bom, as variedades de materiais disponíveis no mercado são imensas….

O que sucede então é que é fundamental utilizarmos o ribbon correcto para o material que estamos a imprimir e ainda para que a qualidade/especificação desejada seja a que vamos ter na realização do nosso produto final. Vejamos o seguinte, para efectuar a impressão de uma etiqueta de polipropileno poderemos utilizar um ribbon de mistura, ou de um ribbon resina. Assim à primeira vista e a olho nú, o resultado é o mesmo, no entanto depois no terreno e mediante os factores a que a etiquetas estará exposta a durabilidade de impressão não será a mesma.

Dito isto que tipos de ribbons ou grandes grupos de ribbons poderemos ter?

Este é um resumo muito simplista do que poderemos utilizar:

  • Cera (wax) para impressão etiquetas de papel (branco mate, branco meio brilho, branco brilho)
  • Mistura (wax/resin) para impressão em papel e materiais especiais (polipropilenos, poliésteres, PET, artydel, etc)
  • Resina (resin) para impressão em materiais especiais (polipropilenos, poliésteres, PET, artydel, etc)
  • Resina têxtil (textile) para impressão em etiquetas de composição têxtil e resistência a lavagens (poliamida, cetim, poliéster, TPU transparente)

                                                                                                                                               Conclusão

Em resumo ficamos assim mais informados sobre o tipo de de ribobns que existem, e que poderemos utilizar. Será apenas isto o suficiente para escolher o nosso ribbon? Quase, falta ainda saber que tipo de impressora vamos utilizar, que tipo de cabeça de impressão tem, se a tinta está do lado de dentro ou do lado de fora, qual a capacidade em metros máxima que a mesma admite, tipo de canudo interno/encaixe, etc. Mas para total detalhe e aconselhamento na compra pois seria impossível entrar aqui em detalhe todos os cenários e variáveis possíveis, se preferir poderá nos contactar, e teremos todo o gosto em fazer uma análise conjunta para melhor o aconselhar.

Compre com confiança e segurança pois a nossa empresa disponibiliza serviço técnico experimente e especializado em hardware e software. Além disso, o nosso nível de serviço assegura um tempo de resposta imediato a qualquer solicitação.

Assim, não hesite em solicitar ajuda de um especialista da UINOU para que possa saber mais sobre o produto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp